✦ Região

Garotinho de projeto social de União do Sul é Campeão Brasileiro de Hapkido Esportivo

 Pedro Vinícius, 8 anos treina há 1 ano no projeto social “Pequeno Campeão” coordenado pelo professor Sandro Elias Favonato, em União Sul (MT) a 253 km de Colíder. Ele disputou duas categorias no Campeonato Brasileiro de Hapkido Esportivo, sábado (14) e domingo (15) na cidade de Tijucas (SC) no ginásio de esportes João Bayer Filho, no Centro. Pedrinho ganhou no quebramento de tábua e em luta.

“Ele ganhou de pessoas mais graduadas que ele, foi na raça e na força. Trouxe os títulos para União do Sul,” disse o professor Sandro.

O projeto Pequeno Campeão

O projeto tem 80 participantes, todos recebem instruções na academia onde o professor Sandro Elias dá aulas. Sobre as dificuldades para manter o projeto, Sandro desabafou: “Trabalho em projeto social, porque sei o quanto é difícil. Eu quero mudar a história dessas crianças, fazendo todas, grandes campeãs e grandes guerreiras. Quero que sejam não só campeãs na luta, mas campeãs na vida, cidadãs de bem.”

A falta de patrocínio

O professor Sandro disse à nossa reportagem que as participações dos alunos do projeto dele, só foram possíveis, graças à ajuda financeira das mães das crianças e de algumas mulheres que treinam na academia em que ele leciona, que se sensibilizaram e contribuíram. “A gente conseguiu juntar o dinheiro da passagem, viemos com pouco dinheiro para alimentação. Tivemos que regrar a quantia, foi muito doloroso chegar até aqui, mas é muito satisfatório voltar e mostrar o título para todos. Isso é maravilhoso.”

O professor

Sandro Elias Favonato, faz parte da Seleção Brasileira de Hakido Esportivo, é atual campeão pan-americano na modalidade e está classificado para os campeonatos Sul-americano e Mundial. Sandro é campeão brasileiro em quebramento de tábua, salto em rolamento e defesa pessoal (contra arma).

Mato Grosso comemora o título de Pedro Vinícius, a pequena União do Sul recebe os heróis com festa e aplausos; professor e alunos dizem que esperam trazer mais títulos para a cidade e o Estado. “Só precisamos de mais incentivos e ações do poder público,” disse o professor, emocionado com a vitória.

O professor Sandro segura o troféu de Pedro Vinícius e outro troféu pelo projeto social em União Sul

Pedro Vinícius no pódio de 1º lugar em Hapkido Esportivo

Alunos do prpjeto “Pequeno Campeão em União do Sul (MT)

O que é o Hapkido?

O Hapkido é uma arte marcial coreana que é especializada em defesa pessoal. Trata-se de uma disciplina de combate específica que, à semelhança do Krav Maga e do Vale Tudo, visa neutralizar um adversário através da aplicação de uma série de técnicas distintas, como socos, pontapés, quedas, saltos, chaves e torções. A sua prática também engloba o manuseio de armas, como bastões, espadas, bengalas, estrelas, facas e leques. No entanto, este desporto não envolve só a luta corporal, pois esta é uma disciplina projetada para desenvolver e acalmar o espírito e todos os que a praticam procuram encontrar o seu bem-estar e paz interior.

É de realçar que os praticantes mais experientes de Hapkido, designadamente os cinturões negros, conhecem os sinais vitais do corpo humano e onde eles se localizam e isso é uma vantagem num combate. Porém, todos os praticantes devem respeitar o código de conduta que existe dentro da modalidade e que diz inequivocamente que o Hapkido deve apenas ser utilizado como forma de defesa e não de ataque. Este tipo de técnicas de imobilização infligem muitas dores nos adversários, mas a serem utilizados com a melhor das intenções são muito úteis e benéficos em vários tipos de tratamentos e terapias.

O significado do Hapkido

O Hapkido é um termo coreano que pode ser desdobrado em três palavras distintas: a palavra Hap, que significa união, harmonia e coordenação; o Ki que diz respeito à força, energia e espírito; e o Do que representa o caminho a seguir. Dessa forma, o termo Hapkido representa o caminho da união da força e do espírito.

A origem do Hapkido

O Hapkido surgiu na Coreia por volta de 272 DC. e está intimamente relacionado com o aparecimento e crescimento do Budismo nessa região. Os monges budistas partiram da China para o Oriente com a missão de dar a conhecer a sua religião e acabaram por ensinar as populações locais a defenderem-se dos ataques inimigos. Os monges budistas descobriram que alguns movimentos que utilizavam nos seus treinos físicos serviam como autodefesa contra agressores e salteadores que encontravam no seu caminho e transmitiram essas técnicas aos povos para que eles lutassem pelos seus objetivos e melhores condições de vida. Nessa época, a Coreia era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche e todos estavam envolvidos em inúmeros conflitos. Dessa forma, a aprendizagem e a prática das artes marciais ajudavam as pessoas a defenderem-se de eventuais ataques e dava-lhes a esperança de conseguirem sobreviver. Assim sendo, das várias técnicas de combate e estilos de luta que foram desenvolvidos, os mais populares foram o Taekwondo, Hapkiwonsul, HapkiYusul e o Hapkido.

A difusão do Hapkido

O Hapkido começou a ser conhecido no Ocidente a partir da década de 60 com a criação da Associação Coreana de Hapkido (The Korea Hapkido Association), a primeira organização mundial de Hapkido. Nesta associação, destacavam-se como membros, grandes nomes de mestres coreanos, como Dae Hoon Choi, Grão Mestre Chong Kyu Pak, Mestre Park Sung Jae e Ji Han Jae.

A partir daqui criaram-se várias escolas em todo o mundo e o Hapkido começou a ganhar uma enorme popularidade mundial, principalmente junto dos exércitos militares, uma vez que lhes garantia a melhor preparação dos seus homens para os confrontos que ocorriam nos campos de batalha.

O Hapkido é, sem dúvida, uma arte marcial de formação que serviu de base e inspiração a muitas outras disciplinas marciais. Atualmente, é uma das artes marciais com mais margem de progressão e isso atrai cada vez mais pessoas à prática desta modalidade.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br