✦ Mundo

Argentina detecta nova nuvem de gafanhotos perto do Brasil

  O governo da Argentina detectou a presença de uma nova nuvem de gafanhotos próxima do Brasil. Segundo relatório do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), divulgado na última sexta-feira (27), o grupo de insetos está entre as cidades argentinas de Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, que faz divisa com as cidades gaúchas de Rincão Vermelho e Porto Xavier.

Apesar da proximidade, técnicos do país vizinho dizem que esse gafanhoto não é do mesmo tipo do que chegou a ser aproximar do Brasil em agosto. Essa espécie, conhecida como tucura, não costuma se locomover a grandes distâncias, o que pode evitar a entrada dela em território brasileiro.

Até o momento, os insetos foram observados em três fazendas no município de Campo Viera e em uma em Itacaruaré, mas sem grandes prejuízos. Os únicos registros feitos pelas autoridades são de ataques a algumas lavouras de erva-mate. Profissionais dos dois países estão monitorando o deslocamento dos insetos e pedem para que os agricultores avisem às autoridades sobre qualquer novidade.

Desde o início deste ano, o governo do país vizinho monitora as nuvens de gafanhotos. Até o mês de agosto, eram 9 grupos de insetos que viajam pelo país, especialmente no norte da Argentina. No mesmo mês, técnicos argentinos conseguiram eliminar a nuvem que trazia mais riscos ao Brasil, também na divisa com o Rio Grande do Sul.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br