✦ Justiça
Tendência

André Mendonça Autoriza Empresas Que Admitiram Corrupção A Renegociarem Acordos De Leniência Da Lava Jato

Este acordo, mediado pelo STF, foi assinado entre a Controladoria-Geral da União, a Advocacia-Geral da União, o Tribunal de Contas da União e o Ministério da Justiça.

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (stf), André Mendonça, autorizou a renegociação de acordos de leniência fechados por empresas que admitiram corrupção com a Operação Lava Jato. A decisão foi tomada pelo magistrado na tarde desta segunda-feira (26) durante audiência de conciliação.

As empresas e órgãos de controle, acompanhados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), terão 60 dias para resolver o assunto. Nesse período, os pagamentos das multas acertadas nos acordos ficarão suspensos.

O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada das empresas que cometeram crimes. André Mendonça é relator de uma ação que pede o fim dos acordos de leniência celebrados na Lava Jato. PSOL, do PCdoB e do Solidariedade acionaram o SRF no ano passado.

Os advogados dos partidos de esquerda pedem a suspensão de “indenizações e multas em todos os acordos de leniência celebrados entre o Estado e empresas, antes da celebração do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), de 06 de agosto de 2020”.

Este acordo, mediado pelo STF, foi assinado entre a Controladoria-Geral da União, a Advocacia-Geral da União, o Tribunal de Contas da União e o Ministério da Justiça.

O acordo estabelece que a AGU e a CGU são responsáveis pela condução e celebração dos acordos de leniência, uma espécie de delação premiada das empresas.

Nos acordos de leniência, 7 grandes empreiteiras do país acertaram devolver aos cofres públicos bilhões de reais. Os valores foram acertados depois que seus executivos confessaram a formação de cartel em contratos da Petrobras e o desvio de dinheiro público.

As duas maiores multas de leniência já estavam suspensas por decisões do ministro do STF Dias Toffoli.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br