Amazonino Mendes, ex-governador do AM, morre aos 83 anos
O ex-governador do Amazonas disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez.

Morreu, neste domingo (12), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), aos 83 anos. O político estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, deste o final do ano passado para tratar de problemas respiratórios.
O ex-governador do Amazonas disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez. O político deixa três filhos.
O quadro de saúde do ex-governador veio se agravando ao longo dos últimos anos. Em novembro do ano passado, ele foi internado pela primeira vez para tratar uma crise de diverticulite – inflação no intestino grosso – e uma pneumonia.
Perfil de Amazonino Mendes
Amazonino Armando Mendes nasceu na cidade de Eirunepé, interior do estado. Em 1983, chegou pela primeira vez à Prefeitura de Manaus. Em 1986, após o término do seu mandato de prefeito, foi eleito pela primeira vez governador do Amazonas. Em 1990, chegou ao Senado e, dois anos após ser eleito senador, retornou à Prefeitura de Manaus, onde ficou por apenas dois anos, pois em 1994 deixou o cargo para assumir, pela segunda vez, a função de governador do estado, sendo reeleito em 1998. Em 2008, Amazonino voltou a se candidatar à Prefeitura, sendo eleito no 2º turno. Após o fim do mandato, não tentou a reeleição. Em 2017, foi eleito governador pela quarta vez, após a cassação do mandato do ex-governador José Melo.
Em 2022, Amazonino participou da disputa eleitoral, quando tentou se eleger governador pela quinta-vez, mas terminou o primeiro turno em terceiro lugar, depois de liderar as pesquisas de intenção de voto até dois meses antes da eleição.