✦ Economia

Mercado se decepciona com “proposta” de responsabilidade fiscal de Lula

O fato é que até agora o mercado aguarda um posicionamento claro sobre quais os planos para o arcabouço fiscal em um eventual governo Lula.

   Reação positiva do setor com a divulgação da carta do petista se reverteu após constatação de que ela não trazia nenhum compromisso concreto

A notícia de que Lula se comprometeria de forma clara com algum tipo de “responsabilidade fiscal” em uma carta fez o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, disparar por alguns minutos e alcançar a máxima do dia, com valorização de 3,06%.

A alegria dos investidores, no entanto, durou tanto tempo quanto foi necessário para enfrentar as 9 páginas da “Carta para o Brasil do Amanhã”. Com a repetição das mesmas promessas de campanha apresentadas nos últimos meses e sem novidades ou compromissos (como prometido), o mercado logo voltou para onde estava, e o Ibov fechou em +1,66% – patamar em que se encontrava antes do anúncio.

Na carta (leia a íntegra aqui)Lula dedica 26 parágrafos a apresentar como vai gastar dinheiro e apenas dois sobre como deverá lidar com o lado da responsabilidade fiscal.

Mesmo assim, sem explicitar como realmente fará isso. Se houve alguma novidade é a menção a metas fiscais plurianuais e a indicação de que pretende lidar com o arcabouço tributário em algum momento. “O sistema tributário não deve colocar o investimento , a produção e a exportação industrial em situação desfavorável”, diz um trecho do texto. Seria uma reforma tributária? Ninguém consegue dizer.

O fato é que até agora o mercado aguarda um posicionamento claro sobre quais os planos para o arcabouço fiscal em um eventual governo Lula. Hoje, muitos acharam que seria o fim do suspense, se enganaram. 

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

cidadenewsonline

Eu sou Valmir Da Silva Oliveira, nascido na Cidade de Terra Rica-PR em Dezembro do ano de 1966. Atualmente moro na cidade de Marcelândia-MT desde o ano de 1987, casado pela 2ª vez, tenho dois filhos do primeiro casamento, Sendo eles; Alan Marcos de Oliveira, nascido na Cidade de Colíder em 21 de Maio de 1993, e Alison Vinício de Oliveira, nascido em Marcelândia-MT, em 18 de novembro de 1997. Sou Radialista desde 1998. Atualmente estou na Rádio Comunitária Cidade FM 87,9 MHZ de Marcelândia. Sou Diretor presidente do Portal de Notícias http://cidadenewsonline.com. Minha esposa atual, Srª. Dorilane Gaúna Rodrigues da Silva

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com amor 💜 por go7.com.br