✦ Economia

Lula acaba com isenção na importação de etanol e decepciona indústria dos EUA

Os Estados Unidos são os maiores fornecedores do combustível ao Brasil, que apesar de grande produtor costuma importar algumas cargas para atender a região Nordeste.

   O governo Lula decidiu acabar com a isenção de tarifa sobre as importações de etanol com efeito imediato, uma medida que prejudicaria principalmente a indústria do biocombustível dos Estados Unidos.

A partir de agora, as importações de etanol pagarão uma taxa de 16% para entrar no Brasil, até o final do ano. Essa taxa aumentará para 18% em 2024, de acordo com um comunicado publicado na noite de quarta-feira no site do Ministério da Agricultura do país.

Os Estados Unidos são os maiores fornecedores do combustível ao Brasil, que apesar de grande produtor costuma importar algumas cargas para atender a região Nordeste.

“Ficamos decepcionados com a decisão do Brasil de restaurar uma alta tarifa sobre as importações de etanol dos EUA”, disse Geoff Cooper, presidente e diretor-executivo da RFA (Associação de Combustíveis Renováveis dos EUA) na quinta-feira.

“Como os dois maiores produtores e consumidores de etanol do mundo, os EUA e o Brasil deveriam dar o exemplo de cooperação e mercados abertos –não de protecionismo e interferência no mercado”, disse ele.

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro havia zerado o imposto de importação de etanol em março passado, como parte de outras medidas para reduzir custos de combustível e alimentos.

A decisão de acabar com a isenção acontece dias antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos EUA para se encontrar com o presidente Joe Biden.

A RFA disse que espera que a questão seja abordada na reunião na Casa Branca.

O ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, disse que a isenção de impostos estava prejudicando a indústria local de açúcar e etanol e tinha que terminar.

O ministério disse que as usinas brasileiras têm capacidade de fornecer etanol para todo o país sem risco de alta de preços.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

cidadenewsonline

Eu sou Valmir Da Silva Oliveira, nascido na Cidade de Terra Rica-PR em Dezembro do ano de 1966. Atualmente moro na cidade de Marcelândia-MT desde o ano de 1987, casado pela 2ª vez, tenho dois filhos do primeiro casamento, Sendo eles; Alan Marcos de Oliveira, nascido na Cidade de Colíder em 21 de Maio de 1993, e Alison Vinício de Oliveira, nascido em Marcelândia-MT, em 18 de novembro de 1997. Sou Radialista desde 1998. Atualmente estou na Rádio Comunitária Cidade FM 87,9 MHZ de Marcelândia. Sou Diretor presidente do Portal de Notícias http://cidadenewsonline.com. Minha esposa atual, Srª. Dorilane Gaúna Rodrigues da Silva

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com amor 💜 por go7.com.br