✦ Economia

Banco Central Europeu eleva taxa de juros para maior nível desde 2009

Esta foi a terceira alta consecutiva para tentar conter inflação recorde na Zona do Euro

  O Banco Central Europeu (BCE) aumentou nesta quinta-feira, 27, as taxas de juros pela terceira vez consecutiva e sinalizou a intenção de começar a tirar dinheiro do sistema bancário para combater a inflação recorde.

Regulador da política monetária dos 19 países que adotam a moeda única, o BCE aumentou a taxa de juros que paga sobre os depósitos bancários em 0,75 ponto porcentual, que passou a ser de 1,5%, o nível mais alto desde 2009.

“O Conselho do BCE tomou a decisão de hoje, e espera aumentar ainda mais as taxas de juros, para garantir o retorno oportuno da inflação para 2%”, informou o órgão regulador, em nota. A Zona do Euro registrou, em setembro, inflação de 9,9%.

Aumento dos preços e da energia são itens que mais pesam na pressão inflacionária, que começou a ser sentida no segundo semestres do ano passado, com o fim das restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, e se acentuou este ano, com a invasão da Ucrânia pela Rússia e a redução do abastecimento com gás natural.

O BCE repetiu os planos de continuar reinvestindo o lucro de € 3,3 bilhões em títulos do programa de compra de ativos (APP, na sigla em inglês) nos últimos oito anos, quando pensava que a inflação iria permanecer baixa. “O Conselho do BCE pretende continuar reinvestindo, na totalidade, os pagamentos principais de títulos vencidos comprados sob o APP por um período de tempo prolongado”, disse o BCE.

Com a decisão desta quinta-feira, o órgão regulador também aumentou a taxa de sua Principal Operação de Refinanciamento, um leilão semanal de dinheiro que os bancos mal conseguiram acessar durante anos, de 1,25% para 2,0%, enquanto a do Instrumento de Empréstimo Marginal passou de 1,5% para 2,25%.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

cidadenewsonline

Eu sou Valmir Da Silva Oliveira, nascido na Cidade de Terra Rica-PR em Dezembro do ano de 1966. Atualmente moro na cidade de Marcelândia-MT desde o ano de 1987, casado pela 2ª vez, tenho dois filhos do primeiro casamento, Sendo eles; Alan Marcos de Oliveira, nascido na Cidade de Colíder em 21 de Maio de 1993, e Alison Vinício de Oliveira, nascido em Marcelândia-MT, em 18 de novembro de 1997. Sou Radialista desde 1998. Atualmente estou na Rádio Comunitária Cidade FM 87,9 MHZ de Marcelândia. Sou Diretor presidente do Portal de Notícias http://cidadenewsonline.com. Minha esposa atual, Srª. Dorilane Gaúna Rodrigues da Silva

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com amor 💜 por go7.com.br