✦ Coluna do Médico

O médico Dr. Walmir Muniz Nantes fala sobre os cuidados que a família deve ter com idosos, veja o vídeo

 Na vida, o cuidado é algo que está sempre presente e na terceira idade deve ser maior. Entende-se por cuidado o zelo, a preocupação, atenção especial e precaução que um indivíduo tem pelo outro.
Com os idosos não é diferente, pois a família ou qualquer que seja a pessoa que está zelando pela saúde e pelo bem-estar do idoso está tomando os devidos cuidados para que ele não adoeça. Alguns aspectos como o financeiro, psicológico e físico são importantes para o idoso e requerem muita atenção e preocupação. O médico Dr. Walmir Muniz Nantes, fala sobre os cuidados que a família deve ter com os idosos. Acompanhe o vídeo.

No aspecto psicológico o idoso tem que aceitar sua velhice como mais uma fase da vida e não como sentimento de culpa por achar que está atrapalhando seus familiares. Os idosos são cuidados por familiares ou cuidadores, que por sua vez tem que estar preparados para compreender as suas necessidades e qualquer desavença que possa acontecer. Esse tipo de problema ocorre com mais frequência em famílias que precisam cuidar dos idosos, mas não possuem tempo para se dedicarem aos cuidados necessários.

A divisão orçamentária deve ser feita individualmente, uma vez que o idoso recebe seu dinheiro mensalmente e ajuda no que pode, não sendo preciso calcular o orçamento da casa como um todo. O dinheiro direcionado a ele só diz respeito a ele, não sendo ético retirar quantias absurdas dos idosos para beneficiar terceiros.

Como citado anteriormente, não só a família pode cuidar de um idoso, o cuidado externo por meio de cuidadores, que são profissionais especializados, também é bem-vindo. Este profissional é um ser humano como qualquer outro, mas que tem qualidades especiais, uma vez que possui um forte laço de amor com a comunidade e grande solidariedade.

Os cuidadores ajudam e apoiam os idosos e seu papel é estimular o contato com a sociedade, manter o idoso informado sobre o dia a dia da família, levar para tomar banhos de sol, mantê-lo confortável em lugar de circulação da casa e estimular atividades físicas ou ocupacionais.

É importante ressaltar que o cuidador não pode descarregar seu estresse no paciente. Este profissional deve ter em mente que assim como qualquer outra profissão, deve deixar seus problemas pessoais em casa procurando agir de forma mais profissional possível, respeitando sempre as limitações do seu paciente.

O cuidador deve estar psicologicamente preparado para transmitir segurança ao idoso de forma a deixá-lo mais confortável na situação em que se encontra, ou seja, o idoso em muitos casos, também não gosta de ter uma pessoa lhe ajudando em suas necessidades mais primárias, mas tal ajuda é inevitável. Realizar atividades é sempre bom, então o cuidador deve acompanhar o idoso em todas as suas atividades e incentivá-lo a realizá-las. É imprescindível manter o idoso ligado ao mundo.

Portanto, a saúde do idoso tanto do ponto de vista físico, financeiro, psicológico e psicossocial deve ser acompanhada de perto. Muita atenção, carinho, amor, paciência e compreensão devem ser dados aos idosos por parte da família e de quem estiver ao seu redor, resultando em bem-estar e qualidade de vida que o idoso realmente precisa.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br