✦ Brasil
Tendência

TCU fará auditoria nos gastos de Lula com cartão corporativo

Medida será tomada a pedido da Câmara dos Deputados

    Os gastos milionários do governo Lula com cartão corporativo vão passar por uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). A ordem, emitida para a Corte de Contas pela Câmara dos Deputados, partiu de um pedido feito pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). A solicitação foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que é presidida pela deputada Bia Kicis (PL-DF).

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, não há uma data para o início da auditoria, mas o TCU, como órgão auxiliar do Congresso, precisa dar preferência a pedidos de parlamentares. Por conta desse fato, a expectativa é de que o pente-fino nos gastos do governo petista com o cartão corporativo não demore para começar.

A solicitação contra o governo Lula, feita por Kataguiri, foi motivada por uma reportagem da revista Crusoé publicada em maio que apontou que, durante os quatro primeiros meses deste ano, a gestão Lula arcou com R$ 12,1 milhões em despesas utilizando o cartão corporativo.

Em fevereiro deste ano, a Corte de Contas aprovou uma apuração similar relacionada ao governo Bolsonaro. Na ocasião, o TCU liberou a abertura de uma investigação para apurar a legalidade das despesas realizadas pela última gestão com cartões corporativos no período entre outubro e dezembro de 2022. A decisão também tinha sido motivada por uma ordem oriunda do Congresso, aprovada a partir de um pedido do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com amor 💜 por go7.com.br