✦ Brasil
Tendência

Alerta! Nikolas não gravou vídeo com promoção da Starlink

Conteúdo falso foi divulgado nas redes sociais

   Circula nas redes sociais um vídeo falso que mostra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgando um plano de internet da Starlink no Brasil. O anúncio fake diz que só é preciso pagar uma única vez.

O parlamentar não gravou propaganda da empresa de Elon Musk. As imagens usadas no conteúdo falso são de um vídeo publicado nas redes sociais do parlamentar em novembro do ano passado, em que ele convidava seguidores para uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo. Além disso, a voz do deputado foi alterada.

O site oficial da Starlink também não faz menção a planos de internet com pagamento único. Os pacotes disponíveis no Brasil podem ser adquiridos a partir de R$ 184 mensais.

O conteúdo edita a voz do deputado para dizer que a Starlink estaria com planos promocionais de internet para o Brasil. Nas imagens, é possível ver que o movimento da boca do deputado não é natural e contém erros. A voz dele parece robótica e sem entonação, indicando que o conteúdo foi gerado com inteligência artificial (IA).

A postagem com o vídeo falso direciona para um site com endereço chamado Starnet. Porém, o site verdadeiro da Starlink é https://www.starlink.com/. Como os nomes são parecidos, o usuário pode se confundir. A recomendação é não inserir dados pessoas em bancários em sites suspeitos. Verifique sempre se o endereço do site de compra está correto.

A imagem usada no golpe é de um vídeo de Nikolas, que foi publicado no Instagram em 25 de novembro de 2023. Na época, ele convocava apoiadores para um ato na Avenida Paulista. As informações são do Estadão.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br