✦ Saúde
Tendência

Vacina japonesa contra dengue deve chegar a MT mês que vem

Vacina japonesa contra dengue deve chegar a MT mês que vem; estado endêmico da doença

    Mato Grosso tem enfrentado um aumento significativo nos casos de dengue em 2023. O estado já é o 7º do país com maior número de casos da doença, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que analisou o período entre os dias 2 de janeiro a 26 de março. Só fica atrás de Goiás, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Tocantins. Desde o início deste ano, foram registrados 12.602 casos da doença no estado.

A boa notícia é que o primeiro imunizante liberado no Brasil, para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, chegará ao país em maio deste ano. Em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da  Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. O imunizante é indicado para pessoas entre 4 e 60 anos que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas também poderá ser aplicado em quem já teve a doença.

A Qdenga é uma vacina tetravalente, ou seja, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Seu esquema de vacinação prevê duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre elas. Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

O imunizante estará disponível inicialmente apenas na rede privada de saúde. Ainda não há uma previsão para a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Dengue avança no Brasil

No ano de 2022, o Brasil contabilizou 1.450.270 casos prováveis da doença no país no ano passado, um aumento de 162,5% na comparação com 2021.

De acordo com especialistas, os períodos chuvosos, principalmente no verão, aliados à diminuição da percepção de risco para a dengue, são os principais motivos que levaram à alta nos casos e mortes em 2022. “Com a chuva, aumentam os riscos de água parada. É o cenário perfeito para que o Aedes aegypti se reproduza”, explica um especialista em saúde pública.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de náuseas e vômitos. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, com medidas simples como o uso de repelentes, a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de mosquiteiros.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br