✦ Política

Rogério Marinho espera 23 votos do bloco PP-PL-Republicanos, veja como estão os votos esperados

Grupo anunciará apoio ao senador eleito pelo PL no sábado (28.jan), às 11h, segundo Valdemar Costa Neto

   O candidato à presidência do Senado Rogério Marinho (PL-RN) espera partir de ao menos 23 votos na disputa contra Rodrigo Pacheco(PSD-MG) e Eduardo Girão(Podemos-CE). Os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, do PP, Ciro Nogueira, e do Republicanos, Marcos Pereira, decidiram apoiá-lo formalmente.

O grupo pretende anunciar a criação do bloco PL-PP-Republicanos no próximo sábado (28.jan.2023) com apoio oficial do grupo político a presidência de Marinho na Casa Alta. Há, porém, indefinição sobre o voto do senador Mecias de Jesus(Republicanos-RR).

“O bloco PL/PP/Republicanos dá musculatura política a Rogério Marinho que deseja resgatar a independência e o protagonismo do Senado Federal, se eleito”, escreveu o PL em nota divulgada a jornalistas.

Atualmente, o PL conta com 13 senadores para a nova legislatura. O Republicanos, com 4. O PP tem 6 congressistas, mas espera filiar mais 1 e ficar com 7.

A indefinição sobre Mecias de Jesus se deve a um acordo político para assegurar a indicação de seu filho, o deputado Jhonatan de Jesus(Republicanos-RR) para o Tribunal de Contas da União na vaga reservada para a Câmara dos Deputados.

As campanhas de Pacheco e Marinho traçam cenários diferentes para o pleito. A do atual presidente calcula cerca de 55 votos favoráveis à reeleição de Pacheco. Já a de Marinho diz a aliados que o cenário é de empate: com cerca de 35 votos para cada lado e um grupo de aproximadamente 11 indecisos.

Como o Poder360 mostrou, os 2 candidatos mais competitivos adotam estratégias diferentes na disputa pelo comando da Casa. Enquanto o atual chefe do Legislativo confia no trabalho pregresso e entrega a articulação ao aliado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o ex-ministro visita seus pares há semanas. Não sai da ponte aérea.

O excesso de protagonismo de Alcolumbre tem desagradado a alas do Senado. Há queixas sobre atropelos na negociação de espaços na mesa e nas comissões. Sobra espaço para ressentimentos.

Alcolumbre pretende ser reconduzido ao comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e voltar à presidência da Casa em 2025. Esse movimento não é consenso nos partidos ligados a Pacheco.

Além da disputa pelo cargo mais alto do Legislativo, senadores discutem nos últimos dias antes da eleição a distribuição de cargos na Mesa Diretora e em comissões importantes.

Ao menos 3 senadores pleiteiam a 1ª vice-presidência: o atual ocupante do cargo, Veneziano Vital do Rêgo(MDB-PB), Humberto Costa (PT-PE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). O favorito é o emedebista.

PACHECO X MARINHO

A disputa pela presidência do Senado deverá contar com 3 candidaturas: a de Rodrigo Pacheco, a do senador eleito Rogério Marinho e a de Eduardo Girão. Em entrevista ao Poder360, Marinho disse que, se chegar à presidência da Casa, não fará “oposição cega” a Lula. Se perder, disse esperar do principal adversário espaço proporcional para o PL na Mesa Diretora e em comissões. 

Se todos os senadores de PP, Republicanos e PL votarem em Marinho, ele terá 23 votos. São necessários ao menos 41 para a vitória. Por ora, Pacheco é favorito.

Marinho defendeu desengavetar uma das PECs que reduzem a maioridade penal e dar andamento ao projeto que flexibiliza regras para agrotóxicos –chamado por críticos de “PL do Veneno”. Depois de aprovado pela CRA, travou.

Se reeleito, Pacheco priorizará projetos do pacote econômico do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e medidas relacionadas à punição e prevenção de atos extremistas contra as instituições –como os registrados no 8 de Janeiro.

Segundo o Poder360 apurou, se Pacheco conquistar a reeleição, não atenderá a reivindicação de Marinho para dar espaço proporcional à sigla.

Na projeção atual para o início da próxima legislatura, em 1º de fevereiro, a bancada do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser a maior do Senado, empatada com a do PSD. Ambas devem começar o ano legislativo com 13 integrantes.

Na sequência, vêm o MDB e o União Brasil, empatados com 10 senadores, e o PT, com 9.

À exceção de o PL ficar escanteado, a negociação do grupo de Pacheco em torno de cargos na Mesa Diretora –composta por presidente, 1º e 2º vice-presidentes e 1º, 2º, 3º e 4º secretários– não prenuncia mudanças substanciais em relação ao espaço que cada partido tem hoje.

Pacheco foi eleito presidente do Senado em fevereiro de 2021 quando ainda estava no DEM –partido extinto depois da fusão com o PSL que criou o União Brasil.

Eis a distribuição atual dos cargos da mesa diretora:

  • Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) – 1º vice-presidente;
  • Romário (PL-RJ) – 2º vice-presidente, eleito pelo Podemos;
  • Irajá (PSD-TO) – 1º secretário;
  • Elmano Férrer (PP-PI) – 2º secretário;
  • Rogério Carvalho (PT-SE) – 3º secretário;
  • Weverton Rocha (PDT-MA) – 4º secretário;
  • Jorginho Mello (PL-SC) – 1º suplente;
  • Luiz Carlos do Carmo (PSC-GO) – 2º suplente, eleito pelo MDB;
  • Eliziane Gama (Cidadania-MA) – 3ª suplente; e
  • Zequinha Marinho (PL-PA) – 4º suplente, eleito pelo PSC. 

Poder 360

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br