✦ Política
Tendência

PT aciona Google após site sugerir ‘corrupção’ em busca por ‘coroação’

Segundo o PT, o Google só faz associação entre as duas palavras quando o termo pesquisado é o nome do presidente Lula

   O PT enviou nesse domingo (7) uma notificação extrajudicial ao Google por “confusão e falta de transparência” sobre as buscas pelo nome do partido na plataforma.

O que aconteceu?

O partido pede a suspensão da correção automática da palavra “corrupção” quando o usuário digita “lula coroação”. O presidente Lula foi até a cerimônia de coroação do Rei Charles 3º.

Segundo o PT, o Google só faz associação entre as duas palavras quando o termo pesquisado é o nome do presidente Lula

A legenda pediu ainda “esclarecimentos e explicações técnicas em relação aos algoritmos e programações” que levam a essa busca. Para o PT, a associação dos termos pode configurar “abuso de poder econômico e violação do direito de libre consciência dos cidadãos brasileiros”.

O documento é assinado pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), que preside o partido, e por advogados. O problema foi percebido na última sexta (5).

Naquele dia, o Google havia informado em nota que estava “tomando providências” sobre o caso. Na tarde deste domingo (7), a palavra “corrupção” não aparecia mais automaticamente na busca por “lula coroação”.

A Notificada [Google] está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”. (Notificação extrajudicial do PT contra o Google).

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br