✦ Política
Tendência

Lira e aliados articulam manobra para aprovar PL 2630

Objetivo é tentar garantir maioria para a votação do projeto de lei.

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), juntamente com líderes dos principais partidos da casa, chegou a um acordo para remover pontos relacionados à remuneração de artistas e empresas de jornalismo no PL 2630/20.

A manobra busca conquistar a maioria dos votos para aprovar o projeto legislativo, que teve relatório apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) na semana passada. Os tópicos suprimidos deverão ser incluídos em outro projeto proposto pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O adiamento da votação não só representou derrota para Lira, que queria avanço imediato do texto, mas também para o governo Lula, que é o maior interessado na consolidação do chamado ‘PL da Censura’.

Com a derrubada desses pontos, os deputados indecisos devem avaliar novamente o projeto e, com isso, apontar eventuais alterações que precisam ser feitas.

No mês passado, o portal Notícias da TV veiculou uma reportagem destacando que o projeto em andamento pode render mais de R$ 230 milhões por ano para a Rede Globo.

Segundo o site, o objetivo original do projeto passou a atender interesses de grupos influentes em Brasília que têm perdido espaço nos últimos anos. Com isso, visando formas de compensação, o Google e o Facebook entraram na mira para remunerar, de modo obrigatório, empresas jornalísticas pelo conteúdo produzido no Brasil. A medida abriria caminho para o grupo Globo receber milhões de reais anualmente.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br