✦ Política

Guido Mantega está proibido de assumir ministério em novo governo

Ele foi condenado em 2016 a cinco anos de inabilitação. Dois anos depois, o tribunal reexaminou o caso e sua pena foi estendida.

   O economista Guido Mantega, que comandou a Fazenda por oito anos e meio nas gestões de Lula e Dilma Rousseff (PT), está proibido de assumir qualquer cargo no primeiro escalão do novo governo.

O ex-ministro está inabilitado pelo Tribunal de Contas da União de aceitar qualquer cargo público até fevereiro de 2030. Mantega foi responsabilizado pelo TCU no processo das pedaladas fiscais cometidas em 2014, na gestão da ex-presidente Dilma, que levaram ao impeachment da petista.

Ele foi condenado em 2016 a cinco anos de inabilitação. Dois anos depois, o tribunal reexaminou o caso e sua pena foi estendida.

Mantega voltou ao noticiário como protagonista de uma pressão do governo eleito sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para adiar a escolha do presidente do banco, marcada para o dia 20.

BID ignora pedido

O BID ignorou o pedido dos petistas e confirmou oficialmente neste sábado, 12, os cinco candidatos que vão concorrer à presidência da instituição, em 20 de novembro deste ano. Entre os postulantes está o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn, indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a vaga.

Ontem, em entrevista ao jornal GloboNews, Mantega confirmou que pediu o adiamento das eleições do BID a Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA.

Créditos: Revista Oeste.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br