✦ Política
Tendência

Gilmar Mendes suspende todos os processos que questionam legalidade do decreto de Lula contra armas

Além disso, o decreto petista institui grupo de trabalho para apresentar nova regulamentação ao Estatuto do Desarmamento, que é uma lei de 2003

  Na noite de quarta-feira (16), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reconheceu a validade do decreto assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, que suspende o registro de armas para CACs.

O julgamento final do caso ainda depende do plenário da Suprema Corte.

O Governo Lula havia pedido para o STF reconhecer a constitucionalidade do decreto do presidente, após instituições que defendem os CACs recorrerem à Justiça a ponto de obterem decisões liminares contra a suspensão do registro das armas.

A partir da decisão de Gilmar, fica suspensa a eficácia de qualquer entendimento judicial que tenha liberado as armas e também o julgamento de todos os processos ainda em curso sobre a legalidade do decreto.

O decreto de Lula suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs e particulares, restringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, suspende a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro, suspende a concessão de novos registros de CACs.

Além disso, o decreto petista institui grupo de trabalho para apresentar nova regulamentação ao Estatuto do Desarmamento, que é uma lei de 2003.

No pedido, o Governo Lula argumentou que o decreto “não impôs restrição desarrazoada a direitos dos cidadãos brasileiros, tendo apenas reorganizado a política pública de registro, posse e comercialização de armas”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br