✦ Política

Bolsonaro diz ter &#39quase certeza&#39 de que vazamento de óleo que atinge o Nordeste é criminoso

 O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na manhã desta quinta-feira (10) que tem quase certeza que o derramamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste é criminoso. As poças de óleo vêm aparecendo em praias nordestinas desde o início de setembro e já atingiram 139 locais em 63 municípios.

“O último problema que tivemos, derramamento criminoso, com toda certeza, quase certeza ser criminoso na região costeira do Nordeste. Eu não precisei ligar pra ele [ministro da Defesa] para que tomasse as providências. Ele veio à Presidência e mostrou o que estava fazendo. Nós já estávamos analisando e monitorando as amostras de piche, porque aquilo é um piche, não é petróleo em si, desde o dia 2 do mês passado”, afirmou o presidente referindo-se à confiança que possui no ministro da Defesa, o general do Exército Fernando Azevedo, durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2019, na Zona Sul de São Paulo.

“Obviamente, não temos bola de cristal para descobrirmos rapidamente quem foram os responsáveis por esse ato criminoso, mas as providências sempre tomamos”, ressaltou o presidente em tom de crítica.

Amazônia

Bolsonaro ressaltou que quer explorar a Amazônia de forma sustentável e liberar o garimpo legal na região.

“Estado de Roraima é um estado riquíssimo mas que está engessado por certa legislação, que nós queremos muda-la. Não é apenas para o bem do governador, mas para o bem do seu povo. Seu povo tem brancos, negros e índios em especial. Índios que querem se integrar cada vez mais à sociedade, índios que também falam a verdade, que são latifundiários pobres em cima de terras ricas”, disse.

O presidente voltou a criticar a imprensa nacional e internacional e disse que o objetivo das publicações sobre as queimadas da Amazônia era abalar a soberania nacional. “Conheçam a Amazônia, vocês não serão queimados, com certeza. Afinal de contas, o que muitas vezes, muitos jornais, muitas televisões mostram não é a realidade. É uma área lindíssima, quase totalmente preservada. Essa terra é patrimônio do Brasil, a Amazônia não é o pulmão do mundo, isso está cientificamente comprovado. Nós queremos explorar de forma sustentável”, declarou.

No acumulado do ano, todos os biomas, exceto a Caatinga, registram alta no número de focos de queimadas. Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Se formos ali para o Centro-Oeste, do governador Mauro Mendes, veremos seu potencial agrícola, os problemas que tem por causa de alguma legislação que não é fácil sua mudança, porque a agenda mundial está agora calcada na questão ambiental. E nós queremos preservar o meio ambiente. E queremos mais do que isso: casa-lo com o progresso. Isso que está aqui é nosso, pode ser explorado, pode ser preservado para o bem de todos nós”, argumentou ele.

Fórum de Investimentos

Em discurso no evento do Fórum de Investimentos, Bolsonaro não poupou elogios ao ministro Paulo Guedes e disse que Roberto Campos tem autonomia total no Banco Central. “Paulo Guedes, o homem da economia, é mais do que o ministro da economia apenas. Ele é do planejamento também, da indústria e comércio, do trabalho, ele acumulou quatro ministérios. E para que não haja dúvida do que eu estou falando, porque quem entra em campo são os ministros”

Durante o evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil passou por três ou quatro décadas de economia fechada com descontrole da inflação e, que agora, está crescendo de forma equilibrada. “O crescimento que estamos tendo agora é sustentável, não é um voo de galinha”, disse. “O Brasil agora caminha com as duas pernas, não é mais um saci”, afirmou Guedes sobre o poder de um só partido, comparando com bipartidarismo americano.

Já o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, declarou que o governo atual tem compromisso com o livre mercado e previsibilidade para investidores. “Estamos deixando para trás um país amarrado que herdamos.”

Presidente Bolsonaro participa de evento na Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Vazamento de Óleo

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a mesma substância está poluindo a costa brasileira. Trata-se de petróleo cru, e não de um produto derivado do óleo.

Em audiência pública na Câmara, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que o derramamento de óleo é “preocupante” e não dá sinais de estar retrocedendo.

No sábado (5), Bolsonaro determinou a investigação das causas e dos responsáveis pelas manchas de óleo. As investigações são conduzidas pela Polícia Federal, Ministério da Defesa, Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na segunda (7), o presidente discutiu a situação em uma reunião no Ministério da Defesa.

Após o encontro, ele disse a jornalistas que as manchas são “analisadas” desde 2 de setembro e frisou que o óleo não é produzido e nem comercializado no Brasil.

Mancha de óleo surgiu no domingo (6) na Lagoa do Pau, em Coruripe, AL — Foto: Sinval Araújo/ Arquivo Pessoal

 
Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br