✦ Mundo
Tendência

Papa Francisco sobre Nicarágua: “É como as ditaduras comunista ou de Hitler, rude”

“Aqui temos um bispo na prisão, um homem muito sério, muito capaz. Quis dar testemunho e não aceitou o exílio.

    O Papa Francisco comparou o regime da Nicarágua às “ditaduras do século 20, especificamente o comunismo ou o nazismo, e denunciou o tratamento do Estado aos católicos, em entrevista ao meio de comunicação argentino Infobae, publicada nesta sexta-feira (10).

As relações entre a Igreja e o governo da Nicarágua vêm se deteriorando constantemente desde 2018, com um aumento das tensões no ano passado, incluindo a recente prisão do bispo Rolando Álvarez de Matagalpa. Entre 2018 e 2019, a Igreja também tentou mediar um diálogo entre o governo e a oposição, mas sem sucesso.

“Com muito respeito, não tenho escolha a não ser pensar que a pessoa que lidera, [o presidente Daniel Ortega], é desequilibrada”, disse o Papa Francisco na entrevista. “Aqui temos um bispo na prisão, um homem muito sério, muito capaz. Quis dar testemunho e não aceitou o exílio.

“[…] É como se estivesse trazendo a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura hitlerista de 1935, trazendo para cá esses mesmos… São uma espécie de ditadura obscena”, disse o pontífice.

Na última terça-feira (7), a ditadura da Nicarágua ordenou o fechamento de duas universidades ligadas à Igreja Católica. O regime do país acusou ambas de “descumprimento” das leis. A decisão ocorre em um contexto de perseguição e detenção de religiosos no país pelo ditador Daniel Ortega.

Gazeta Brasil

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br