✦ Geral
Tendência

Globo terá que pagar R$ 15 mil após informação fals

Uma reportagem de 2016 apontava um comerciante como autor de disparos que atingiram um motorista; a informação não era verdadeira

    Uma informação falsa divulgada no telejornal Bom Dia São Paulo levou a Rede Globo a ser condenada a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais.

Em março de 2016, uma reportagem exibida acusava um comerciante de atirar em um motorista que estava disputando um racha e bateu com o automóvel na loja de pneus do suposto atirador.

Acontece que, ao contrário do que foi noticiado, o dono da loja não estava no estabelecimento naquele momento e não foi o autor dos disparos, pois estava jogando futebol com os amigos.

O comerciante entrou com um processo contra a Globo após a reportagem mentirosa. A alegação é de que os clientes abandonaram seu comércio diante da notícia negativa contra. O homem também declara sofrer de “tristeza” por ser apontado como atirador.

– O que houve foi um absurdo, a repórter não pestanejou em acusar o autor [do processo] de forma dura e contundente, sem ter a preocupação de apurar a verdade real dos fatos – afirma o advogado do comerciante.

O que levou a repórter a cometer o erro na matéria foi a informação passada pela família da vítima. No final, o próprio motorista revelou que a pessoa que atirou contra ele foi um homem que passava de bicicleta.

– Não há como negar a conduta inadequada do agente [Globo], publicando informações falsas sobre o autor [do processo] sem ao menos verificar a veracidade das informações obtidas – declarou a desembargadora Sílvia Espósito Martinez.

A primeira sentença a favor do empresário foi determinada em 2018, mas a emissora recorreu. Na segunda instância, os desembargadores rejeitaram o recurso da Globo e agora a Justiça determinou o pagamento da indenização. Não cabe recurso.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br