✦ Geral

Durante entrevista, Haddad confunde CVM com CMN

Declarações do ministro foram dadas ao TV 247, na terça-feira

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confundiu a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com o Conselho Monetário Nacional (CMN). O equívoco ocorreu durante uma entrevista concedida ao TV 247, na terça-feira (3).

A declaração surgiu após Haddad ser questionado a respeito do papel da “xerife” do mercado financeiro.

– A CVM vai voltar a ser o que sempre foi: Planejamento, Fazenda e Banco Central. Esse modelo vai voltar, então teremos no assento eu, Simone Tebet e Roberto Campos. Essa vai ser a CVM que define tudo: a política de crédito, meta da inflação, tudo que o seu estatuto prevê – falou o ministro.

Depois, ele foi alertado a respeito do erro cometido.

– Quando eu falei CVM, que era Comissão de Valores Mobiliários, acho que você entendeu CMN (…) a pergunta foi sobre as especulações, movimentações de ações da Petrobras, que sobe ou cai 10% – disse o entrevistador.

Haddad, então, se corrigiu:

– Quando tem movimentos especulativos, você pode ter uma ação da CVM no sentido de identificar vazamento de informações, por exemplo, mas não é o caso, não tem nada que aponte para esse tipo de prática. Os movimentos no mercado de ações, juros futuros, se explicam muito mais pelo fato de que as pessoas estavam de apropriando de números do governo anterior que elas não tinham ou não queriam enxergar, e nós estamos trabalhando com transparência para isso, então não vejo razão neste momento para imaginar movimentos especulativos que merecem apuração. O que tem ali é um secretário-executivo que organiza as reuniões, mas quem comanda a CVM são esses três membros, que definem a política monetária e creditícia do país.

De acordo com informações da CNN Brasil, a CVM é uma autarquia que tem vínculo com o Ministério da Fazenda, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Já o CMN é um órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito do país.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br