✦ Geral
Tendência

Carteira de Identidade Digital está sendo emitida em 10 Estados

O que é preciso para tirar a nova carteira de identidade:

    A nova carteira de identidade digital já está sendo emitida em 10 Estados. Outros 2 (Paraná e Pernambuco) estão em fase de testes.

Diante desse cenário, somente Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão emitindo o documento.

Os Estados têm até 6 de novembro para aderir ao documento digital. Até abril, mais de 330 mil carteiras de identidade digital foram baixadas no gov.br.

NOVO DOCUMENTO DIGITAL

A identidade digital utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como “registro geral, único e válido para todo o país”. No documento, também constam um QR Code, utilizado para verificar sua autenticidade, o código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como o tipo sanguíneo de seu portador e se ele é doador de órgãos.

O que é preciso para tirar a nova carteira de identidade:

  • certidão de nascimento ou casamento;
  • documento de identificação com foto;
  • CPF regularizado –sem isso NÃO é possível emitir o documento.

SAIBA ONDE TIRAR O DOCUMENTO

Acre

  • OCA (Organização em Centros de Atendimento): rua Quintino Bocaiuva, 299 – Centro, Rio Branco;
  • Instituto de Identificação: av. Antônio da Rocha Viana, 1294 – Bosque, Rio Branco.

Alagoas

O documento pode ser solicitado nos 45 postos de atendimento do Instituto de Identificação do Estado. Os endereços e telefones podem ser consultados aqui.

Amazonas

Em Manaus, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, da Sejusc (Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania). Os cidadãos precisam agendar o atendimento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br.

Goiás

  • Palácio Pedro Ludovico Teixeira: rua 82, nº 400, Praça Cívica, Centro, Goiânia;
  • Ana Shopping: Av. Universitária, n° 2221, Vila Santa Isabel, Anápolis;
  • Posto de identificação da Prefeitura de Alexânia: rua 15 de Novembro, nº 6, Alexânia.

Mato Grosso

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cidadão deve agendar o atendimento no link: ganhatempo.seplag.mt.gov.br/agendamentos e escolher a unidade que deve prosseguir o atendimento. 

Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Instituto de Identificação, disponibiliza a carteira de identidade nos formatos físico e digital. A partir do documento impresso (físico), é possível acessar a versão digital via aplicativo RG Digital MG (RG Minas Gerais), disponível nos sistemas Android e IOS. O app também possibilita a validação do documento através do QR Code existente na carteira de identidade física. Leia aqui mais informações sobre a emissão do documento.

Pernambuco

A Polícia Civil informou que as novas carteiras de identidade nacionais começaram a ser emitidas para o público interno, em fase de teste. A expectativa é de que até o fim de maio o documento digital esteja disponível para população geral. 

Piauí

Endereço dos postos de identificação em Teresina:

  • Espaço da Cidadania Show Automall: Av. João XXIII, Ladeira do Uruguai;
  • Espaço da Cidadania Shopping Rio Poty: Av. Marechal Castelo Branco, Piso L4;
  • Dirceu: rua Dr. Pedro Teixeira, bairro Renascença;
  • CSU do Parque Piauí: av. Mal. Rondon, 137, Parque Piauí;
  • Posto da Seid – Exclusivo para PCD (Centro): rua Álvaro Mendes, 1432, Centro;
  • Posto do Tribunal de Justiça do Piauí – Exclusivo para PCD: av. Padre Humberto Pietrogrande, 3509, São Raimundo.

Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informou que deu início ao projeto piloto da carteira de identidade digital. Segundo a PCPR, no momento a produção do modelo está sendo realizada em forma de teste e sua emissão é limitada.

Rio de Janeiro

  • Detran: Av. Presidente Vargas, 817 – Centro.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o documento digital está disponível somente para quem solicita a 1ª via do RG, isto é, pessoas que nunca emitiram o carteira de identidade. Os cidadãos que se encaixam nesse perfil devem agendar o atendimento pelo site.

Santa Catarina

Para emitir o documento é necessário acessar o site e agendar horário para atendimento presencial na unidade de sua escolha. São mais de 300 postos de atendimento no Estado.

Créditos: Poder 360.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br