✦ Eleições 2022

URGENTE: Eduardo Leite é eleito governador do RS no 2º turno

    O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (30), no segundo turno, e comandará o estado pelos próximos quatro anos. Por volta das 19h, com 90,43% das urnas apuradas, o tucano alcançou 57,11% dos votos.

Ele derrotou o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que tinha o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Leite, que foi eleito governador em 2018, volta ao cargo depois de ter renunciado em 31 de março para tentar concorrer à Presidência da República. 

Derrotado nas prévias internas do PSDB em 2021 pelo então governador de São Paulo, João Doria, Leite não conseguiu avançar nas negociações do partido para se lançar ao Planalto e decidiu concorrer ao governo do Rio Grande do Sul.

Quem é Eduardo Leite

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, de 37 anos, é de Pelotas (RS) e formou-se em direito. Filiou-se ao PSDB ao entrar para o movimento estudantil, durante a graduação. 

Concorreu a um cargo eletivo pela primeira vez em 2004, aos 19 anos, quando tentou uma cadeira de vereador em sua cidade natal, mas não foi eleito. Por ser suplente, assumiu a vaga após a cassação do vereador Cururu, que havia realizado uma sessão de exorcismo na Câmara Municipal.

Em 2008, elegeu-se vereador. Foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017 e, em 2018, tornou-se governador do Rio Grande do Sul (RS). Em 2021, assumiu publicamente ser homossexual. Renunciou neste ano ao governo com a intenção de concorrer à Presidência da República, mas acabou desistindo da candidatura. 

Sua coligação teve o apoio do Cidadania, MDB, PSD, Podemos e União Brasil.

Créditos: CNN Brasil.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br