✦ Economia

Lula quer revogar lei das estatais para indicar amigos e mercado financeiro entra em desespero; ENTENDA

O presidente eleito pretende nomear o senador Jean Paul Prates (PT-RN) ou o coordenador do governo de transição Aloizio Mercadante à presidência da Petrobras

    O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), chegou a cair 3,39% nesta segunda-feira (12) em meio aos rumores de mudanças ou revogação da Lei das Estatais. Às 12h30, tinha queda de 2,62%, aos 108.830 pontos. A cotação do dólar comercial, por sua vez, subia 1,78%, aos R$ 5,34.

O índice chegou a 103.877 pontos na mínima do dia. Esse é o menor patamar desde agosto de 2022. O Ibovespa está sendo negociado na contramão dos principais mercados dos Estados Unidos. O Dow Jones tinha alta de 0,52%. O S&P 500 avançava 0,29%.

O mercado financeiro reage a rumores de que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará mudanças na Lei de Estatais, sancionada em 2016 durante o governo Michel Temer. Um relatório da consultoria Eurasia lembrou a todos que o PT pretende mudar a Lei das Estatais.

A regra foi criada no pós-operação Lava Jato. A legislação tenta blindar as empresas de interferências políticas. Impediu que pessoas que disputaram as eleições nos 36 meses anteriores fossem nomeadas para a diretoria e conselhos das companhias. Também exige a indicação de uma pessoa técnica com experiência no mercado de petróleo para comandar a Petrobras, por exemplo.

O presidente eleito pretende nomear o senador Jean Paul Prates (PT-RN) ou o coordenador do governo de transição Aloizio Mercadante à presidência da Petrobras. As ações preferenciais da estatal chegaram a cair mais de 5% nesta segunda-feira (12). As ações do Banco do Brasil recuavam 3,89% às 12h30.

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já defendeu publicamente mudanças na Lei das Estatais em junho de 2022. “Nós concordamos em mudar a Lei das Estatais. Se o Lira quiser, se o deputado Lira quiser trazer a Lei das Estatais, nós concordamos”, disse na tribuna da Câmara em 22 de junho de 2022.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br