✦ Economia
Tendência

Boletim Focus volta a aumentar estimativa da inflação com Lula

INPC pode chegar a 5,96% e ficar acima do teto da meta, fixado em 4,75%

     A projeção de inflação feita pelos analistas do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo deste ano subiu de 5,9 para 5,96%. O INPC é considerado como indicativo da inflação oficial do país e os dados estão no Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central. 

Se consolidada a previsão do mercado, a inflação vai fechar o ano acima do teto da meta de inflação estabelecido em 3,25%, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O que o Banco Central deve perseguir, nesse caso, é uma inflação máxima de 4,75%.
Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,02%. Já para 2025 e 2026, as previsões são de 3,8% e 3,79%, respectivamente. Os números também mostram que para o ano que vem a expectativa está acima dos 3% fixados como meta, até agora.

Um dos instrumentos usados pelo Banco Central para alcançar a meta de inflação é a Selic, a taxa básica de juros, mantida em 13,75% desde agosto do ano passado. É o maior nível desde janeiro de 2017. O mercado prevê que a Selic termine o ano 12,75%. Com a redução da Selic a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br