✦ Câmara Municipal

Palestra sobre o projeto LEVO foi realizada hoje pela manhã na Câmara Municipal de Vereadores

O Projeto de Lei nº 002/2021, de autoria do Vereador Marco Aurélio Ribeiro que “Dispõe sobre a implantação de Coleta Seletiva de Óleo de cozinha usado

  Para garantir o destino correto deste resíduo, tanto de restaurantes, lanchonetes, ou de residências, a Prefeitura municipal de Marcelândia aderiu ao projeto LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo), que disponibiliza pontos de coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem. A iniciativa, promovida pela Teoria Verde e Biomavi Reciclagem. A prefeitura de Marcelândia se encarrega em adquirir os contêineres para acondicionar óleo recebido até a coleta.

Foto: Assessoria

A Palestra foi ministrada pelo então diretor da Biomav Reciclagem; Lucas Martines, e pelo Sr. Jean Peliciario do Projeto LEVO. Estiveram presentes na palestra vereadores do município de Cláudia e Nova Santa Helena. Estiveram também presentes na palestra, a primeira dama do Município e secretária de Ação Social, a Srª. Cristiane Bulgarelli, a vice-prefeita; Rosemar Santos Marchetto, os vereadores Giovane Andrade e o vice-presidente da Câmara e autor do Projeto; Marco Aurélio Ribeiro, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo; Lincoln Alberti Nadal e a Nova Secretária de Educação; Karla Adriana Blanc Enge.

O recolhimento será feito pela Biomoavi e, para cada litro de óleo residual arrecadado, a unidade escolar recebe R$ 0,75. Os recursos devem ser investidos na própria unidade. Além do incentivo financeiro, a Teoria Verde promoverá ações de educação ambiental nas escolas, amplificando assim o trabalho para sensibilizar as novas gerações sobre a necessidade de um modo de vida mais sustentável.

*Pontos de coleta:*

Foto: Cidade News Online/Valmir Silva

O Projeto de Lei nº 002/2021, de autoria do Vereador Marco Aurélio Ribeiro que “Dispõe sobre a implantação de Coleta Seletiva de Óleo de cozinha usado.
De acordo com o Projeto; Fica instituída a Coleta Seletiva de óleo de Cozinha usado, na rede Pública e Particular de Ensino, e Entidades Filantrópicas (APAE, CEFAC, CLUBE DE MÃES, ENTRE PATAS, PASTORAL DA CRIANÇA) no Município de Marcelândia, Estado de Mato Grosso.

*Como destinar o óleo?*

É preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar aos pontos de coleta, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo só pode ter resíduos de óleos vegetais, visto que a banha de porco, por exemplo, inviabiliza o processo.

*Óleo de cozinha X Meio ambiente*

Ele é usado para cozinhar, mas, se seu resíduo entrar em contato com o solo, o estrago pode ser grande: destruição de vegetação, diminuição do oxigênio no solo, alteração do ecossistema e até o extermínio de algumas espécies da vida aquática. Pois é, aquele inocente óleo vegetal que fritou a batatinha, é capaz de resultar em danos irreversíveis ao meio ambiente.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br