✦ Brasil
Tendência

Mais de 5 mil advogados se declaram contra indicação de Zanin ao STF

No texto, os signatários também dizem que a possível indicação do advogado de Lula ao STF não seria técnica e classificam a ideia do líder petista como “uma afronta à moralidade da República”, alegando conflito de interesses.

   Grupo cita proximidade com o presidente Lula e conflito de interesses em sua eventual atuação na Corte.

Um grupo com mais de 5,5 mil advogados em todo o Brasil publicou nesta última quinta (30) um manifesto contra a provável indicação de Cristiano Zanin Martins ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e responsável por defender o atual chefe do Executivo em ações de corrupção, Zanin é o preferido do petista para a sucessão de Ricardo Lewandowski, que deixará a Corte no próximo dia 11.

Em um documento de 124 páginas, integrantes do Movimento Advogados de Direita Brasil (ADBR) afirmam que “a nomeação ao STF colide com a inelutável proximidade de Zanin com o mandatário do país, subtraindo a imprescindível imparcialidade ao desempenho do mister e o situa em posição de perene suspeição”.

No texto, os signatários também dizem que a possível indicação do advogado de Lula ao STF não seria técnica e classificam a ideia do líder petista como “uma afronta à moralidade da República”, alegando conflito de interesses.

“Aceitar a mera argumentação restritiva de que Zanin possui atributos que lhe conferem notável saber jurídico e reputação ilibada, ao menos para grande parte da população, é, no mínimo, uma afronta à moralidade da República”, alega o manifesto.

Caso o nome de Cristiano Zanin seja escolhido por Lula, o grupo de advogados pede que o Senado Federal, durante a sabatina, não aprove o nome dele para a cadeira de magistrado na Suprema Corte.

“O Movimento Advogados de Direita do Brasil requer ao Senado rejeição da eventual indicação do advogado pessoal do atual presidente da República, velando pela moralidade e integridade do Judiciário e das instituições brasileiras, aprovando, posteriormente, alguém que, indubitavelmente, seja desprovido de inclinações personalíssimas com o seu indicador e, sem que pairem dúvidas, possua real comprometimento com a nação”, diz outro trecho.

Conexão Política

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br