✦ Brasil

Como a “ditadura da toga” alimenta a perseguição a jornalistas até mesmo fora do país

Extradição e prisão solicitadas pelo Supremo Tribunal Federal para o jornalista Allan Dos Santos

  O termo “ditadura da toga” é uma frase cada vez mais recorrente no Brasil. Isso é ouvido quase que diariamente por causa da perseguição política e ideológica cada vez mais tendenciosa que tem sido percebida pelo Supremo Tribunal Federal, contra os partidários do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, foi o caso do jornalista Allan Dos Santos, líder do maior portal conservador da América do Sul.

O repórter teve que fugir do país em julho passado, após uma batida em sua residência ordenada pela Justiça. Desde então, ele está nos Estados Unidos, onde grupos que apóiam sua causa o receberam no país. No entanto, seu distanciamento da nação sul-americana agora não será suficiente. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou a prisão preventiva de Allan dos Santos.

De Moraes também ordenou ao Ministério da Justiça que iniciasse o processo de extradição, bem como ordenou que a Polícia Federal (PF) incluísse o nome de Allan Dos Santos na lista da Interpol. A este respeito, a Embaixada dos Estados Unidos recebeu uma notificação do mandado de prisão e do vencimento da validade do visto de visitante obtido por Allan.

A decisão do ministro atende a um pedido da PF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia decidido contra a prisão do comunicador. Allan Dos Santos é alvo de duas consultas no STF. O primeiro é a suposta disseminação de notícias falsas e ataques a ministros da Corte e o segundo é a possível atuação em uma “milícia digital” que estaria conspirando contra a democracia.

Outros casos de perseguição à SFT

A chamada “ditadura da toga” conseguiu inclusive burlar a Constituição e retirar a imunidade parlamentar a deputados que questionassem sua autoridade. Alexandre de Moraes, em certa ocasião, determinou que o deputado federal Daniel Silveira fosse detido na noite desta terça-feira, 16 de fevereiro.

Como ele, dezenas de ativistas, políticos e empresários foram privados de sua liberdade. O caso mais grave até agora é o do jornalista Oswaldo Eustáquio , que perdeu o uso das pernas após uma madrugada paraplégica em sua cela. Posteriormente, teve que pedir asilo no México , onde residiu até ter certeza de que quando voltasse ao Brasil não seria preso.

Como ele, a ativista pró-vida Sara Winter ficou em prisão domiciliar por mais de um ano sem uma acusação formal ou sentença contra ela. Ele usava uma algema no tornozelo, não tinha acesso a contas bancárias ou redes sociais.

Portanto, o equivalente à Suprema Corte nega aos cidadãos o sustento em suas casas e os isola socialmente. Por isso e muito mais, os cidadãos alertam que no Brasil existe uma “ditadura da toga”, já que o Judiciário além de ter mais poder que o presidente, persegue abertamente seus partidários.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br