✦ Agronegócio

As três cidades com mais suínos no país

 

 O rebanho de suínos estimado em 2018 chegou a 41,4 milhões, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na última sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa aumento de 0,1% em relação ao ano anterior. Todos os planteis de animais de produção cresceram em 2018, com exceção do bovino.

De acordo com o IBGE, a região Sul concentra quase metade de todo o rebanho suinícola nacional (49,7%). O estado de Santa Catarina é responsável por 19,2% do total. O Paraná aparece sem segundo, com 16,6%, enquanto o Rio Grande do Sul é terceiro, com 13,8% do total. Fora da região Sul, o estado de Minas Gerais é o quarto, com 12,7% do rebanho brasileiro.
Apenas uma cidade na região Sul está entre as três maiores produtoras de suínos. É o caso de Toledo, no Paraná, que é sede de uma unidade da BRF e da cooperativa Primato. Em seguida, aparece Rio Verde, em Goiás, onde está outra unidade da BRF, e a mineira Uberlândia.

O IBGE estima que o Brasil tenha 4,8 milhões de matrizes de suínos – o que significa que, do efetivo total de suínos, 11,6% corresponderam a matrizes (aumento de 1,5% em relação ao ano anterior), tendo essa criação também destaque na região Sul, onde se encontravam 42,2% desse efetivo.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br